Alegria

Alegria

segunda-feira, 31 de março de 2014

# 003 - Em todos os jardins - Sophia de Mello Breyner Andresen

Poema de hoje # 003
Para mim a sala de aula é também e principalmente um lugar para brincar com palavras e ideias. Foi assim que respondendo a um aluno imaginário que me perguntava o que vinha depois do doutorado, respondi que depois do doutorado vinha a morte. E que no meu caso eu gostaria de assumir uma forma superior: servindo de adubo a um jardim, seria parte de uma rosa que uma morena (aqui simbolizando todas as mulheres) colocaria junto à orelha até que o vento levasse a flor para outras paragens. Por que não pensar na morte como uma fusão com o universo? Creio que Sophia de Mello Breyner Andresen consegue fazer isso, em um poema publicado na antologia Mar:
EM TODOS OS JARDINS
Em todos os jardins hei de florir
Em todos beberei a lua cheia
Quando no meu fim eu possuir
Todas as praias onde o mar ondeia.
Um dia serei eu o mar e a areia,
a tudo quanto existe hei-me de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há de abrir.
Então receberei no meu desejo
Todo fogo que habita na floresta
Conhecido por mim como um beijo.
Então serei o ritmo das paisagens,
A secreta abundância dessa festa
Que eu via prometida nas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário