Alegria

Alegria

quinta-feira, 3 de abril de 2014

# 062 - O próprio ser eu canto - Walt Whitman

Poema de hoje # 062
Para que eu vou tentar apresentar o Walt Whitman se posso ter o Leminski fazendo isso por mim:
"Toda revolução digna desse nome produz seu grande poeta.
'Antena da raça', o poeta capta, nos tempos de comoção social, a tremenda energia vital liberada pelas grandes transformações coletivas, em seu momento agudo, revolucionário ou insurrecional. Assim, se Maiakovski é o poeta da Revolução Russa, não é exagero dizer que Walt Whitman (1819-1892) é o poeta da Revolução Americana, ocorrida uma geração (1776) antes do seu nascimento. Da revolução que expressa, a poesia de Whitman herdou todos os traços fundamentais: o libertarismo individualista, o igualitarismo antifeudal, a vitalidade inaugural do capitalismo na América, o otimismo ativista de um povo de vikings, a vertigem da abertura de inimaginadas fronteiras geográficas, econômicas e técnicas. E também emocionais, existenciais e pessoais. 'This is a big country.' 'This is a free country.' Nessas frases, que decoramos em filmes de faroeste, condensa-se o essencial da ideologia que informa os versos do pai do verso livre, o pai do verso louco, o pai do verso novo. (...) Whitman libertou o verso dos duros deveres da métrica, convencionais como os aparatosos cerimoniais das cortes do Velho Mundo.
Whitman, a rigor o primeiro poeta a fazer versos livres, é o libertarismo da jovem república, fronteira aberta a oeste, projetado em plano formal."
E agora o próprio Whitman se apresenta:
O próprio ser eu canto, Walt Whitman (tradução de Geir Campos), Folhas das folhas de relva
O próprio ser eu canto:
canto a pessoa em si, em separado
- embora use a palavra Democracia
e a expressão Massa.
Eu canto o Corpo
da cabeça aos pés:
nem só o cérebro
nem só a fisionomia
tem valor para a Musa
- digo que a Forma completa
é muito mais valiosa,
e tanto a Fêmea quanto o Macho
eu canto.
A Vida plena de paixão,
força e pulsão,
preparada para as ações mais livres
com suas leis divinas
- o Homem Moderno
eu canto.
TODOS os poemas anteriores podem ser encontrados no bloguinho:http://poemadehoje.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário