Poema de hoje # 037
Recordações de Minas, de um mundo que não existe mais, ainda bem:
Classe mista, Carlos Drummond de Andrade, O menino e os grandes (Nova Reunião, 23 livros de poesia, vol. 3)
"Meninas, meninas,
do lado de lá.
Meninos, meninos,
do lado de cá."
Porque sempre dois lados,
corredor no meio,
professora em frente,
e o sonho de um tremor de terra
que só acontece em Messina,
jamais, jamais em Minas,
para, entre escombros, me ver
junto de Conceição até o fim do curso.
do lado de lá.
Meninos, meninos,
do lado de cá."
Porque sempre dois lados,
corredor no meio,
professora em frente,
e o sonho de um tremor de terra
que só acontece em Messina,
jamais, jamais em Minas,
para, entre escombros, me ver
junto de Conceição até o fim do curso.
01–Que aspecto da educação retratado no poema é diferente nos dias de
ResponderExcluirhoje? _______________________________________________________
____________________________________________________________
02–Que palavra do texto revela que o eu lírico se inclui no grupo de
estudantes? __________________________________________________
03–Os quatro primeiros versos apresentam duas frases entre aspas. Por que
esse sinal de pontuação foi empregado?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
04–No oitavo verso, o eu lírico afirma sonhar com um tremor de terra. Qual
é o sentido da palavra sonho nesse contexto?
____________________________________________________________
05 – Por que o sonho de um terremoto é estranho?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
06-O que explica esse sonho do eu lírico?___________________________
____________________________________________________________
07–Que informação sobre os terremotos é sugerida pela palavra jamais no
texto?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
08–A repetição da palavra jamais tem o objetivo de reforçar, suavizar ou
alterar o sentido da palavra? ____________________________________